Como regularizar seu terreno ou área de terra ?

Benefício da regularização

A regularização do imóvel não traz apenas segurança jurídica, mas outros benefícios também. Pois, ter a terra ou terreno regular ajuda na valorização do imóvel; ou seja, ele terá um valor agregado maior no mercado imobiliário.

Além disso, o proprietário de um imóvel pode usá-lo como garantia em transações financeiras, como em financiamentos. E, é claro, o principal de todos, a tranquilidade de poder usufruir de um bem que lhe pertence.

Como regularizar?

Muitos fatores levam um local a não estar regularizado. Antigamente, por exemplo, era comum as pessoas – por falta de conhecimento – realizarem a venda de forma informal ou apenas por meio de um contrato, sem efetivar a escritura e registro.

Contudo, de acordo com o advogado, é possível fazer a regularização do imóvel, a depender da situação que ele se encontra. “Veja, há casos que é possível realizar de forma extrajudicial, sem a necessidade sequer de entrar na Justiça. E, através dos procedimentos, você pode se tornar, oficialmente, o proprietário do bem”, destacou o especialista.

O advogado explica que o primeiro passo é a pessoa estar disposta a regularizar a situação. “Procure um advogado especializado que ele analisará a sua demanda. Irá verificar nos órgãos competentes como está a situação da sua propriedade, quais irregularidades há, e como pode ser resolvida a questão. Há vários procedimentos burocráticos, que um profissional especializado pode executar com excelência e agilidade”, observa.

Segundo o especialista, para a regularização há tramites legais, que demandam apresentação de uma série de documentação. “A equipe jurídica lhe dirá, após análise do seu caso, o que será necessário reunir de documentos para trazer o êxito ao processo regulatório”.

Ainda conforme o advogado, muitas pessoas deixam de regularizar a situação do imóvel, pois pensam ser muito custoso financeiramente.

“Claro que para poder regularizar o seu imóvel pode haver custos. Mas não se desespere, vai depender de cada caso. Existem várias soluções diferentes para regularizar, e cada uma delas vai apresentar um custo e complexidade diferente. Por isso, os valores vão depender de cada demanda. Inclusive, há situações que não há necessidade de pagamento de taxas”, explicou.

COMPARTILHAR

Últimas Postagens

CONTATO

Desenvolvido por

plugins premium WordPress